Rede social mandou o filho do presidente excluir o tweet enganoso e informou que “limitaria algumas funcionalidades da conta por 12 horas”. Trump Jr. ainda pode enviar mensagens aos seguidores, mas não pode tuitar, retuitar ou gostar de outros tweets durante a restrição.
O Twitter limitou o acesso de Donald Trump Jr. por postar desinformação sobre a hidroxicloroquina, de acordo com informação da rede social, divulgada pelo Washington Post. A rede social tem adotado uma postura dura ao policiar publicações enganosas de usuários de alto perfil, incluindo o presidente Trump, nos últimos meses.
O tweet de Trump Jr. foi excluído e agora mostra um aviso que diz: “Este Tweet não está mais disponível porque violou as Regras do Twitter”. A publicação tinha um vídeo viral que mostrava um grupo de médicos que faziam alegações enganosas e falsas sobre a pandemia de coronavírus, foi diretamente publicado pela conta de Trump Jr, ao contrário do pai, que retuitou vários tweets de outras pessoas com partes do mesmo vídeo.
O Twitter removeu os vídeos, excluindo vários dos tweets que o presidente Trump publicou e acrescentou uma nota aos seus trending topics alertando sobre os riscos potenciais do uso da hidroxicloroquina.
Na noite de segunda-feira, o Facebook removeu mesmo vídeo depois de mais de 14 milhões de pessoas terem visualizado. O YouTube disse que também removeu o vídeo.
O porta-voz de Donald Trump Jr., Andy Surabian, disse que a suspensão é “mais uma prova de que a gigante tecnológica pretende acabar com a liberdade de expressão online e é outro exemplo em que cometem interferência nas eleições para sufocar as vozes republicanas”.
A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário do Washington Post.
Publicado em Plataforma
Leave A Comment