Compliance na Saúde: presente e futuro de um mercado em busca da autoregulação

Com prefácio de Giovanni Cerri, a obra aborda um conjunto de temas que trazem conhecimento e instruções fundamentais para entender este momento decisivo para o Brasil e para o setor de saúde brasileiro. A implementação de uma cultura ética, de uma cultura de compliance em um setor tão central como a saúde, serve como exemplo para toda a economia nacional.

Percorrendo as páginas do livro, encontraremos lições de autores com diferentes experiências profissionais e acadêmicas. Ensinamentos sobre como um programa de compliance pode ser implementado em uma instituição de saúde ou os rudimentos básicos de um código compliance. São capítulos repletos de exemplos do mundo real, enquadrando historicamente o compliance no Brasil e desvendando as implicações da abertura da saúde brasileira a investidores estrangeiros, no que tange a leis anticorrupção estrangeiras. Analisando a relação entre médico e paciente, entre liderança e trabalhadores, sob a lente da ética, mostrando evidência de que as instituições mais éticas apresentam um diferencial competitivo ou aferindo o papel das operadoras no movimento por um setor autorregulado. E, vivendo numa era de proliferação de soluções tecnológicas, a adoção de ferramentas inovadoras deve respeitar diretrizes que protejam a informação que, em uns e zeros, atravessa as rotas digitais, levando dados privados com garantia da preservação da segurança.

O livro vem introduzir o conceito de overuse. O uso excessivo de tratamento ou terapia ou exames leva anos de debate nos Estados Unidos, mas ainda se encontra no desconhecimento em nosso país. O fenômeno existe, mas falta dissecá-lo. A obra pretende ser o primeiro passo para o estudo do overuse no Brasil.  

O livro Compliance na Saúde: presente e futuro de um mercado em busca da autoregulação, é a primeira publicação do gênero no Brasil. A obra vem clarificar a discussão sobre ética, compliance e combate à corrupção, trazendo para o debate o conceito de overuse.

Lançada durante a III Edição do Fórum Hospitais Compliance, a sua primeira edição inclui contribuições originais assinadas pelos principais especialistas de compliance nacionais e internacionais. Este livro é ideal para profissionais de compliance e para todos quantos se interessam pelo tema, motivo que os leva a procurar mais elementos sobre princípios de compliance.

Ética em saúde ética não é apenas sobre decisões tomadas pela liderança ou em escritórios executivos e salas de reuniões, estende-se a toda a hierarquia, empregadores e empregados, prestadores de serviços e operadoras. Toda a organização de saúde está comprometida com os direitos dos doentes e na prestação dos melhores cuidados de saúde, com a gestão cuidadosa dos recursos, com as condições de trabalho para os funcionários, com o serviço à comunidade, e a realização de negócios cumprindo leis e regulamentos, distinguindo entre o caminho certo e da maneira errada na tomada de decisões.

Em 2015, Francisco Balestrin lembrou a fábula do beija-flor, em que todos os animais fugiam de um incêndio. “Enquanto todos fugiam, o beija-flor tentava, sozinho, apagar o incêndio. Ele sabia que sozinho não o conseguiria apagar, mas ele estava fazendo a sua parte. E é isso que cada um de nós tem que fazer”.

PREFÁCIO 
Giovanni Cerri

COMO CONSTRUIR UMA CULTURA DE COMPLIANCE EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE 
Francisco Balestrin

20 ANOS DE ABIMED: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS DO COMPLIANCE HEALTHCARE NO MERCADO BRASILEIRO 
Luis Felipe Kietzmann
Roberto Heckmann

TONE AT TOP E TONE AT MIDDLE E A GOVERNANÇA CORPORATIVA
Leni Hidalgo Nunes

PROGRAMAS DE COMPLIANCE – O QUE VOCÊ PRECISA SABER
Alexandre da Cunha Serpa

DESCOMPLICANDO UM PROGRAMA DE COMPLIANCE: UMA TENTATIVA DE SIMPLIFICAR O ENTENDIMENTO E BUSCAR ALTERNATIVAS QUE TORNEM MAIS EFETIVA SUA IMPLEMENTAÇÃO
Matheus Sabbag Leonel
Carla Montenegro

ÉTICA COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO E AS CONSEQUÊNCIAS DA CONDUTA ANTIÉTICA
Alessandra Gonsales  
Karine Eslar

O IMPACTO DAS LEIS ANTICORRUPÇÃO ESTRANGEIRAS APÓS A ABERTURA DO SETOR AO INVESTIMENTO ESTRANGEIRO
Giovanni Falcetta  
Elysangela de Oliveira Rabelo
Fabio Molar Albano de Aratanha

PAPEL DAS OPERADORAS NO INCENTIVO A COMPLIANCE NA SAÚDE
Ana Regina Vlainich
Jorge Eduardo Scarpin
Katia Regina T.R. de Castro

CONSIDERAÇÕES ÉTICAS SOBRE A RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE
José Eduardo de Siqueira

PRIVACIDADE NA SAÚDE: PARA MUITO ALÉM DO SEGREDO
Gustavo Artese
Marina Alves Mandetta

O DILEMA ÉTICO DO OVERUSE
Vikas Saini

Publicado no LinkedIn

Comments are closed.